Search This Blog

quarta-feira, 23 de março de 2016

A oração do Pai-Nosso, uma parada estratégica

As sociedades evoluíram em muitos aspectos, em alguns es­tacionaram e ainda em outros involuíram. Evoluímos muito na medicina curativa e preventiva. Prolongamos a vida. Algumas populações vivem em média 80 anos. Aumentamos o tempo de vida biológico, mas como anda a vida média emocional? No meu entender, a diminuímos. Contraditório? Sim.
No passado vivia-se 40 ou 50 anos, mas sentia-se a existên­cia como se ela se estendesse por 400 ou 500 anos. Os eventos eram suaves e lentos. Havia tempo para sentar na varanda, dia­logar com os amigos, fazer coisas singelas e extrair grandes pra­zeres das pequenas atividades. Havia sorrisos reais nos rostos.
Hoje tudo é extremamente rápido, urgente, ansioso, angus­tiante. Muitos adultos sentem que dormiram e acordaram com 40, 50 ou 60 anos. Têm a impressão de que ontem eram crian­ças e hoje estão com cabelos grisalhos. Não encontram tempo para conviver com as pessoas que amam nem para dialogar com eles mesmos. Atualmente muitos sorrisos são disfarces.

As pessoas não têm tempo para repensar sua história e fi­losofar sobre a vida. Raros são os que investem em seus proje­tos e sonhos mais cálidos. Não sabemos fazer uma parada es­tratégica para corrigir nossas rotas. Às vezes me vejo preso nes­ta armadilha.

A oração do Pai-Nosso foi uma dessas excelentes paradas es­tratégicas de Jesus para pensar os segredos que tecem a vida e re­fletir sobre os seus mais importantes projetos. Ele interrompeu todas as suas atividades para discursar profundamente sobre o Autor da vida e o ser humano.

Jesus estava famosíssimo. Como muitos que atingem um su­cesso estrondoso, era de se esperar que não tivesse tempo para mais nada, que fosse vítima da própria fama e tivesse se torna­do uma máquina de resolver problemas.

Mas, para surpresa da psicologia, ousou refazer sua agenda para ensinar a pensar. Para espanto da filosofia, subiu a uma montanha para ver o horizonte e lá fez um excelente mergulho em seu interior, estimulando os discípulos e a multidão a serem caminhantes no insondável mundo que os tecia como seres pen­santes. Foi um fascinante convite à introspecção.

O tempo parou para que ele analisasse os ditames da vida. Jesus instigou seus ouvintes a expandirem sua capacidade de ob­servar, interiorizar, deduzir, criticar e agir. Não queria gerar ser­vos tímidos, frágeis, submissos, mas pensadores livres que mu­dassem a geografia da história, pelo menos da própria história.

Nesse clima, ele ensinou a sua famosa oração. Ela é dirigida a to­do ser humano, de qualquer raça, cultura, religião, mas em especial aos que têm coragem para se esvaziar e se tornar eternos aprendi­zes, aos que procuram a serenidade e a mansidão, aos que têm sede e fome de justiça, aos que querem construir uma nova sociedade.

Jesus quis mostrar que ninguém deve ser classificado em função de sua liderança empresarial, da fama, da capacidade in­telectual ou de títulos teológicos. Demonstrou que, para conhe­cer Deus e a si mesmo, é necessária uma única condição: ser uma pessoa  parente, desprovida de maquiagem social. Um simples carpinteiro deixou embasbacados homens e mulheres. O homem que entalhou madeiras usou hábeis pala­vras para lapidar a alma humana.

Trecho do Livro Os segredos do Pai-Nosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interesse

10 leis para ser feliz 12 Semanas Para Mudar Sua Vida A ditadura da beleza e a revolução das mulheres A oração do Pai-Nosso A vida alunos fascinantes amor. compaixão Análise da Inteligência de Cristo Análise da Inteligência de Cristo 1 Ansiedade Ansiedade como enfrentar o mal do século ARTIGOS As regras de ouro dos casais saudáveis ateu Augusto Cury auto-conhecimento Beleza feminina e consumo biologia Como um mau aluno virou o escritor mais lido do país Dez leis para ser feliz Dinheiro domine-a drama EBOOK Emoção espectativa Fazer sucesso é proibitivo no brasil felicidade Filhos brilhantes Filhos brilhantes alunos fascinantes fobias FRASES genética graça Individualismo e Individualidade infelicidade interpretação Jesus Jovens ler lógica Manual dos Jovens Estressados Mestre dos Mestres Mulheres Inteligentes Nunca desista de seus sonhos Nunca Desista dos Seus Sonhos O Código da Inteligência O Dinheiro e a felicidade O Espetáculo da Vida O futuro da Humanidade O homem que mais defendeu as MULHERES O mal do século: Depressão ou Síndrome do Pensamento Acelerado? O Mestre do Amor O poder vestiu-se de doçura O Semeador de Ideias Os pais dependem dos filhos? Os segredos do Pai-Nosso Palestra com Tema : Saúde Emocional passado pensamento Persephone Persistência de Pássaros pessoas presente problemas Que mundo é este em que vivemos? RAM Relações Saudáveis respeito sentimentos sofrimento sonhar sucesso Tempestades Testes TEXTOS Tirado do livro - O Semeador de Ideias Trecho de O Vendedor de Sonhos Trecho do livro - Manual dos Jovens Estressados uma parada estratégica Vacinas para as Emoções Valor da Mulher viajar vida VIDEOS Você é Insubstituível Zoey Redbird